Valor do Capital Social para abertura de empresa

Existem muitos questionamentos sobre qual o capital social necessário para abertura de uma empresa ou para os pequenos empreendedores o valor que deve figurar no contrato social da empresa.

Precisamos entender o conceito do termo “capital social”

O capital social é o patrimônio inicial necessário para desenvolvimento de uma atividade econômica e corresponde aos valores que serão transferidos dos bens particulares dos sócios para a sociedade. Tal valor deve ser expresso no contrato social.

O capital social não se modifica no dia-a-dia da sociedade, podendo ser alterado durante a vida da sociedade por meio de alteração do contrato social. É dividido em quotas que são distribuídas aos sócios e que geram direitos sobre a sociedade, como a participação nos lucros, entre outros.

Algumas orientações sobre capital social necessário para abertura de uma empresa:

  • O capital social deverá ser equivalente ao capital distribuído entre os sócios;
  • O capital social das filiais (se destacado) não poderá ser igual ou superior ao da matriz;
  • Valor do capital mínimo para empresas com o objeto “segurança e/ou vigilância” 100.000 UFIR´s, ou seja, capital mínimo de R$ 106.400,00. Valor da UFIR: 1,0641;
  • Valor do capital mínimo para empresas com o objeto “mão de obra temporária” no mínimo quinhentas vezes o valor do salário mínimo vigente no país. (Lei 6.019/74).


Mais